Neste blog, mais imagens do que palavras...
A fotografia é uma paixão que não requer ser cultivada, tão somente alimentada, pelo que uma imagem vale mais do que mil palavras!

In this blog, more pictures than words ...
The photography is a passion that does not require to be cultivated, nourished solely by that one picture is worth a thousand words!

SOMOS VISTOS E PROCURADOS NO MUNDO INTEIRO - ESTES OS PAÍSES QUE VISITAM O BLOG!

Flag Counter

sexta-feira, 11 de março de 2011

ENTRUDO DE LAZARIM - LEITURA DO TESTAMENTO...

Um dos pontos altos do Entrudo de Lazarim é a leitura na praça da vila, dos testamentos da Comadre e do Compadre feita sucessivamente por uma rapariga e um rapaz da terra. Sob a forma de verso mas de forma crítica e humorada, são feitas as apreciações mais impensáveis relativamente aos jovens solteiros da terra, sendo algum palavreado picante do mais poderoso e inimaginável. Os testamentos dividem simbolicamente um burro, atribuindo as suas diversas partes a cada uma das vítimas.

5 comentários:

  1. Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque, capital da Finlândia.
    Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade do Recife, como o maior bloco de carnaval do mundo.
    Assim como os países e cidades têm sua forma específica de comemorar, em Lamego, o carnaval é bem tradicional, buscando em suas raízes a verdadeira forma de festejar. Inusitado e diferente.
    Os habitantes sempre presentes para encenar o que há de melhor!

    Cida

    ResponderEliminar
  2. Gostei das iamgens aqui
    é diferente de tudo que eu já vi!!!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Cida, por essa bela lição sobre o Carnaval!

    Obrigado Carla! Grato pela sua presença no meu blog!

    Rui

    ResponderEliminar
  4. Very unique... Carnival Lazarim, interesting and well observed ...

    ResponderEliminar