Neste blog, mais imagens do que palavras...
A fotografia é uma paixão que não requer ser cultivada, tão somente alimentada, pelo que uma imagem vale mais do que mil palavras!

In this blog, more pictures than words ...
The photography is a passion that does not require to be cultivated, nourished solely by that one picture is worth a thousand words!

Seguir este blog

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

MAJESTOSA PROCISSÃO DO TRIUNFO EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS - LAMEGO 2010

A Procissão sai da Igreja das Chagas, percorrendo algumas ruas e avenidas da cidade, numa extensão de aproximadamente dois mil metros e termina na Igreja de Santa Cruz sendo presenciada por milhares de pessoas. Integram a procissão cerca de mil e quinhentos figurantes e cinco andores.
Os andores armados sobre carros são puxados por juntas de bois, segundo uma tradição muito antiga. Esta tradição foi sancionada, em 27 de Abril de 1952, pela Sagrada Congregação dos Ritos, a requerimento da Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios através do seguinte despacho:
" A Sagrada Congregação dos Ritos, em virtude das faculdades que o Santo Padre lhe concedeu, atendendo às circunstâncias particulares expostas na petição e ao oficio de recomendação, em que o Exmo. e Revmo. Ordinário da Diocese de Lamego tão encarecidamente se interessa no assunto, indulgentemente acede a estas preces, deixando tudo ao juízo prudente do mesmo Exmo. Revmo. Ordinário, com as faculdades necessárias e oportunas, sem que se obste qualquer determinação em contrário".
ANDOR - SENHORA DA ESPERANÇA PARA O MUNDO
ANDOR - ANUNCIAÇÃO DO SENHOR
ANDOR - COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA
ANDOR - ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA
ANDOR - "BARCA" DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS

Este ano o tema da procissão foi: "Nossa Senhora - Esperança Para a Humanidade"
Mesa Administrativa da Real Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios:
Juiz - Padre Adriano Monteiro Cardoso
Secretário - João Ferraz Cardoso
Tesoureiro - Joaquim Lopes Alves
Vogais - Cristina Maria Borges Teixeira, Fernando José Abreu Requeijo, Joaquim Simões da Silva, Luís Manuel Pinto Ferreira Gomes

3 comentários:

  1. Aqui está uma prova viva de que somos capazes de preservar tradições...é pena que muitas vezes o orgulho e o laissez faire, nos impeçam de divulgar o que há de mais bonito no nosso Portugal.
    Parabéns Sr.Rui pires

    ResponderEliminar
  2. Que fantásticas as fotos!
    Sou devota de Nossa Senhora e adorei mesmo as fotos, a festa!
    Beijo!

    ResponderEliminar