Neste blog, mais imagens do que palavras...
A fotografia é uma paixão que não requer ser cultivada, tão somente alimentada, pelo que uma imagem vale mais do que mil palavras!

In this blog, more pictures than words ...
The photography is a passion that does not require to be cultivated, nourished solely by that one picture is worth a thousand words!

Seguir este blog

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

OBELISCO DOS GIGANTES

Alguns pormenores que tenho apresentado nas fotografias anteriores, dizem respeito a este magnífico monumento situado no Pátio dos Reis (edificado pelo escultor António de Sousa – 1813) em pleno escadório de Nossa Senhora dos Remédios – Lamego.
Possui em seu redor cinco degraus. É denominado de Obelisco dos Gigantes sendo que quatro destes lançam água das suas bocas e sustentam nos seus ombros o peso de uma coluna maravilhosamente lavrada em granito com cerca de quinze metros de altura e uma estrela no topo. Foi edificado em Honra da Santíssima Virgem.

4 comentários:

  1. A referência que um artista faz das suas obras a seu povo, como demonstração de fidelidade a seu país, como divulgador de sua história além mar, além terra, tem de ser perpetuado.
    O toque das mãos e a habilidade em manuseá-las, têm a precisão de um ourives trabalhando nas melhores jóias.
    Além da obra do artista, cultua-se a força religiosa da época, seu respeito, sua dedicação, sua devoção à Virgem Maria.

    Cida

    ResponderEliminar
  2. Além de muito boas fotos, leva-nos a ver o pormenor essencial para se reflectir sobre a obra. Realmente, quando se vai passear nem sempre se presta a atenção devida... Obrigada.

    ResponderEliminar
  3. olá,amigo...td bem?
    que paisagem linda!!!
    quanto ao monumento sem palavras...c/ar muito romantico...
    parabens pelas fotos...grato por compartilhar...seus momentos...
    NAMASTE!!!

    ResponderEliminar