Neste blog, mais imagens do que palavras...
A fotografia é uma paixão que não requer ser cultivada, tão somente alimentada, pelo que uma imagem vale mais do que mil palavras!

In this blog, more pictures than words ...
The photography is a passion that does not require to be cultivated, nourished solely by that one picture is worth a thousand words!

SOMOS VISTOS E PROCURADOS NO MUNDO INTEIRO - ESTES OS PAÍSES QUE VISITAM O BLOG!

Flag Counter

sexta-feira, 27 de julho de 2018

👣 Caminhada até à Lagoa do Covão dos Conchos, a lagoa do funil... 👣 Porque ir é o melhor remédio!

A Serra da Estrela esconde nas suas entranhas tesouros magníficos. Para serem descobertos pelos nossos olhos é preciso colocar-mo-nos ao caminho… A Lagoa do Covão dos Conchos é o destino, famosa pela sua saída de água em funil... 
Tempo, aqui e ali, para olhar para trás e ir apreciando a lagoa Comprida e sua envolvente rochosa. Algumas pequenas lagoas nas imediações do estradão, vão podendo ser observadas.
Avançamos, e é já nas proximidades do destino, que se começa a ouvir a ribeira das Naves que abastece a lagoa dos Conchos.

Um pouco mais à frente eis-nos chegados à ansiada “lagoa do funil”, este mesmo que as imagens nos mostram e embora com pouca água a desembocar para o seu interior, não deixa de despertar interesse.
Este funil é a entrada para um túnel que leva água à Lagoa Comprida ao longo de cerca de 1.520 metros de extensão e foi construído na década de 50, com o intuito de manter o nível da lagoa Comprida sempre em alta.

Depois de umas fotos, tempo para regressar e iniciar a subida, mas, aqueles rochedos lá no alto, não vos despertam a curiosidade relativo às vistas que devem ter? Claro, a mim também e toca a procurar um local de acesso, saindo do trilho e iniciando uma aventura dentro de outra. Após 10 minutos mais ou menos, objetivo concluído e a paisagem era esta:
De novo pernas ao caminho, após alguma dificuldade em encontrar o rumo do trilho, lá foi retomada a caminhada com o calor já a apertar imenso e ainda não eram 10 da manhã… Isto depois de devidamente contemplar o lugar em que me encontrava... 
Já bastante próximo do ponto que havia sido de partida, agora de chegada, mais uma curta saída do caminho para descobrir do alto de um rochedo uma vista deslumbrante de duas lagoas, a Albufeira do Covão do Forno e a do Covão do Curral.
Assim, valeu ainda mais a pena esta caminhada relativo à qual fica prometido um regresso em tempo de neve, claro que com um grau de dificuldade mais elevado, mas sem desafios a vida não teria o mesmo interesse… 
O trajeto não oferece grande dificuldade, ainda assim convém ter alguma preparação pois sobe um pouco na ida e também no regresso. Cuidado com o calor, esta caminhada iniciou-se pelas 8 horas da manhã, no mês de julho com cerca de 1h e 30m de percurso, até à Lagoa dos Conchos, são cerca de quatro quilómetros e meio, outro tanto para o regresso.

23 comentários:

  1. Sem dúvida, pelas fotos, vale muito ir até lá! Lindo post! Abraços praianos,chica

    ResponderEliminar
  2. Só fui uma vez à Serra da Estrela, num mês de Agosto de um ano bastante quente. Só conheci a lagoa comprida que há data estava quase seca.
    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Que lindas paisagens. Não tinha conhecimento dessa Lagoa. Cada vez me apercebo como há tanto de Portugal para eu conhecer.

    ResponderEliminar
  4. Maravilhosas imagens parabéns!! AMEI!

    Um abraço prometido, ao luar...

    Beijo e um excelente fim de semana!

    ResponderEliminar
  5. Obrigada por partilhar estas maravilhas connosco :))

    Bjos
    Votos de um óptima sexta-feira

    ResponderEliminar
  6. I have never seen anything like this before, it is absolutely incredible. What a beautiful place to visit some day, thanks for the share. Keep up the posts. Hope you have a wonderful weekend.
    World of Animals

    ResponderEliminar
  7. Mais uma maravilha que nao conhecia as fotos sao 5* como sempre amigo parabens bjs

    ResponderEliminar
  8. Que sorte ter como amigo o RUI PIRES !
    Espectacular esta postagem plena de pormenores e de muito úteis indicações e AINDA...com um mapa bem elucidativo.
    Quando apresentei no meu blogue, não tinha ido tão perto do funil e muito menos fiz essas derivações só permitidas a jovens.
    Grande e grato abraço.

    ResponderEliminar
  9. Muy lindo paseo, estuve ahí en tiempo de nieve. Besitos.

    ResponderEliminar
  10. Que bonitas fotos adorei ;) Que incrível
    https://retromaggie.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. E eu adorava fazer o percurso!!!
    Belíssimos olhares!bj

    ResponderEliminar
  12. Oh my God, sooo wonderful photos! This place looks amazing.

    Very nice post, dear. Keep publishing!

    What's up, Ivy?
    Instagram

    ResponderEliminar
  13. Nos has descubierto un bello lugar. Las imágenes derrochan belleza pura.

    Besos

    ResponderEliminar
  14. Desde luego un sitio para perderse... y que curioso el círculo de tierra en medio del agua... unnsaludo desde Murcia.

    ResponderEliminar
  15. Que lugar incrível!!

    Desejo um bom domingo e uma excelente semana.
    Blog DMulheresInstagram

    ResponderEliminar
  16. Sáo sempre post bom de ver e gostar, que deixa tudo
    mais bonito por aqui, demoro mas eu volto
    ‵🍃🌺Bom dia🍃 ⁀,)de domingo * ¸.•* ¸💙

    ResponderEliminar
  17. Obrigada pelo comentário!
    https://retromaggie.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. Fabulosa esta série de imagens, Rui, repleta de belezas tão especiais, quanto únicas, deste local!
    Um post para se apreciar ao pormenor! Parabéns!
    Beijinhos! Aproveitando também, para me despedir do teu cantinho por algumas semanitas... e desejando-te também óptimas férias... se acaso ainda tiveres mais uns diazitos, nas semanas mais próximas...
    Tudo de bom!
    Ana

    ResponderEliminar
  19. Boa tarde, belas fotos da enorme beleza existente em Portugal, a partilha é fantástica, dá a conhecer o que talvez a maioria das pessoas desconhecem, ficou registado para uma visita.
    Boa semana,
    AG

    ResponderEliminar
  20. Estive lá há pouco tempo, mas devo ter feito outro caminho, porque não vi estas paisagens maravilhosas que contemplei aqui.
    Fica provado que esta serra é um mundo de surpresas lindas!

    Beijos Rui

    ResponderEliminar