Neste blog, mais imagens do que palavras...
A fotografia é uma paixão que não requer ser cultivada, tão somente alimentada, pelo que uma imagem vale mais do que mil palavras!

In this blog, more pictures than words ...
The photography is a passion that does not require to be cultivated, nourished solely by that one picture is worth a thousand words!

Seguir este blog

sábado, 16 de maio de 2015

10 de junho | Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades | Lamego/2015

Lamego, é em 2015, a cidade escolhida pelo Presidente da República, Prof. Cavaco Silva, para acolher as comemorações oficiais do 10 de junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades - a maior celebração institucional que se realiza no país.
Deste modo, Lamego será por estes dias o epicentro das atenções e, já são visíveis os sinais alusivos a este dia em alguns locais, onde irão decorrer alguns dos eventos que darão o privilégio a esta pequena cidade do interior de receber os mais altos representantes dos órgãos de soberania da nação, os embaixadores acreditados em Portugal, entre outros.
Lamego é uma cidade nobre com um lugar de destaque na história de Portugal pela sua grandiosa monumentalidade e legado de um passado em que se destaca a realização das primeiras Cortes de Portugal, por D. Afonso Henriques. Possui um imponente património artístico e beleza peculiares, onde a arquitetura dos monumentos e as ruas seculares "contam" histórias dignas de um povo batalhador. É sede de Diocese (a única Diocese portuguesa que não corresponde a uma capital de distrito).
 Conhecida também pela sua gastronomia, na qual se destacam as bôlas, o presunto, o cabrito assado com batatinha e arroz de forno, as trutas de escabeche do rio Balsemão e pela produção de vinhos, nomeadamente os espumantes e ainda o Vinho do Porto, de cuja Região Demarcada faz parte.
 Aqui, onde o sabor e a tradição, constituem um motivo de orgulho e um símbolo de conquista e memórias, que a dinâmica do tempo tem permitido deliciar e vivênciar num reencontro de culturas!

9 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Um belo sítio para as comemorações.
Não sei se já alguma vez lhe disse, mas também tenho uma costelita daí. A minha mãe era de Lamego. Mais concretamente de Penude.
Um abraço e bom fim de semana

Filha do Rei disse...

Linda cidade!!Portugal é um país lindo,cidades cheias de história.

Tenha um lindo fim-de-semana.Bjs

Magia da Inês disse...

♬♪ه° ·.
Belas festividades... ai...quem me dera poder assistí-las e conhecer esse gastronomia elogiada mundialmente!...

Boa semana!
Beijinhos.

╰╮✿
✿✿ه° ·.

VENTANA DE FOTO disse...

Belas imagens , que mostram as maravilhas desta cidade .

Beijos

Ana Freire disse...

Certamente um dia, onde as atenções do país se virarão, para essa bela cidade, de grande valor histórico, patrimonial e paisagístico... como tão bem podemos comprovar na sua sequência de imagens, Rui!
Espectaculares... como já é habitual!
Beijos! Boa semana!
Ana

Manu disse...

Lamego merece todo este protagonismo.
É uma cidade linda e com um património riquíssimo que merece ser divulgado como tu muito bem fazes por aqui.
As fotos fazem jus à monumentalidade desta cidade.
Bjs Rui

ñOCO Le bOLO disse...


Lamego es un precioso lugar. Nunca olvidaré esas escalinatas... ni el bacalhau...
Una fotos estupendas.

Un abrazo

· LMA · & · CR ·

Eva disse...

Que maravilha, Rui, esse lugar, perfeito para comemorar Portugal e suas riquezas. Quanto à foto qual te referisses no blog, a das casas brancas, na fonte que peguei não mencionava o lugar, pena, pois gostaria também de saber. abs. querido.

Laura. M disse...

Precioso lugar Rui !!!
Un beso.