Neste blog, mais imagens do que palavras...
A fotografia é uma paixão que não requer ser cultivada, tão somente alimentada, pelo que uma imagem vale mais do que mil palavras!

In this blog, more pictures than words ...
The photography is a passion that does not require to be cultivated, nourished solely by that one picture is worth a thousand words!

SOMOS VISTOS E PROCURADOS NO MUNDO INTEIRO - ESTES OS PAÍSES QUE VISITAM O BLOG!

Flag Counter

quarta-feira, 6 de junho de 2018

10ª Feira da Bôla de Lamego - A iguaria que nem se estranha, entranha-se logo!



A Bôla de Lamego é uma das iguarias mais genuínas e distintas da cozinha tradicional portuguesa, sendo um prato típico da região que lhe dá nome. Existem variantes da bôla, podendo esta ser recheada com presunto, salpicão, sardinha, bacalhau, atum, chourição, pá fumada, frango, carne em vinha-de-alhos, fiambre ou (e) queijo.
A Bôla consiste numa espécie de massa de pão que pode ser em modo folhado, mais alta ou mais baixa, recheada com um ou mais dos ingredientes atrás referidos. Pode ser servida como entrada, petisco, lanche ou refeição ligeira.
As Bôlas de Lamego terão surgido em 1139 na sequência da aclamação de D. Afonso Henriques como Rei de Portugal. A cidade não estava preparada para a afluência de gente que se verificou, pelo que foi criada uma iguaria, fazendo uma bola de farinha de trigo, à qual de juntaram carnes da região (fumadas, salgadas ou em vinha-de-alhos), sendo depois cozida em forno de lenha.
O "produto estrela" da gastronomia local volta a estar em destaque na "Feira da Bôla de Lamego" que este ano decorrerá de 15 a 17 de junho, na Av. Dr. Alfredo de Sousa, tendo como cenário o belo Santuário dos Remédios. Certame turístico muito procurado por quem aprecia esta iguaria, este evento terá como novidade na edição deste ano a realização, em simultâneo, da "Feira dos Sabores, Nectares e Tradições de Lamego", uma organização do projeto "CLDS 3G Lamego". Ao longo de três dias, vão reunir no mesmo local diversos produtores de bôla, licores, fumeiros, hortícolas, vinhos e artesanato. Como complemento, e pela primeira vez, serão colocadas ao serviço das pessoas praças de alimentação para a degustação destes produtos.