O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios tem a cidade de Lamego a seus pés a uma distância de 686 degraus.
Do alto do monte de Santo Estêvão, a igreja de traço setecentista e o escadório que a ela conduz, devido à sua imponente monumentalidade, são um dos marcos paisagísticos de Lamego e de Portugal.
A devoção popular no local remonta a 1361, altura em que foi erguida uma capela dedicada a St.º Estêvão, contudo, anos mais tarde (1568) e ameaçando ruína foi demolida a mando do bispo de Lamego D. Manuel de Noronha, mandando erguer outra sob invocação de Nossa Senhora dos Remédios albergando uma preciosa imagem trazida especialmente de Roma. Esta capela acabou por ser também demolida devido à grande afluência de fiéis, o que justificou a construção do atual Templo, a mando do Rev. Cónego José Pinto Teixeira, cuja primeira pedra foi assente em 1750, sendo somente terminado na totalidade em 1905.
Esta obra, uma das mais belas do estilo barroco é toda trabalhada em granito, contou na sua construção com a mestria de Nicolau Nasoni e de vários arquitetos portugueses de diferentes épocas. As duas torres são projeto do arquiteto Augusto de Matos Cid e iniciaram-se anos mais tarde. A do lado sul começou a ser construída em 1880, vindo a torre do lado norte a concluir-se apenas em 1905.
No interior do Santuário dos Remédios, o altar-mor surpreende pela riqueza da talha dourada, no centro da qual brilha a imagem da santa padroeira, esculpida em madeira ladeada pelas imagens de S. José e S. Jerónimo estando ainda presente mais abaixo uma de St.º Estêvão.
De salientar, igualmente, os altares laterais, dedicados aos pais da virgem, S. Joaquim e de Santa Ana, contando a seu lado com outras imagens, nomeadamente de St.ª Rita de Cássia, S. Francisco de Paula, S. João, St.ª Eufémia e S. Torcato.
Ainda, no interior do templo, podem admirar-se belos painéis de azulejos com cenas da vida da virgem, bem como interessantes vitrais que enriquecem as paredes do corpo principal e da capela-mor, com as imagens de Nossa Senhora da Conceição, do Sagrado Coração de Jesus e da Anunciação. Existe ainda um maravilhoso órgão de tubos e um magnifico Sacrário em prata .
Na sacristia existem mais duas imagens de Nossa senhora dos Remédios (entre outras), sendo esta presente na foto, aquela que marca presença nas procissões, nomeadamente da do seu dia comemorativo, 8 de setembro.
Sacrário em prata:
Melhor que esta apresentação, somente uma visita ao local. Fica o convite e certamente não darão o tempo por perdido atendendo à demais monumentalidade existente na cidade e na região. Deixo ainda um slide com mais fotos de alguns detalhes do interior.