Neste blog, mais imagens do que palavras...
A fotografia é uma paixão que não requer ser cultivada, tão somente alimentada, pelo que uma imagem vale mais do que mil palavras!

In this blog, more pictures than words ...
The photography is a passion that does not require to be cultivated, nourished solely by that one picture is worth a thousand words!

SOMOS VISTOS E PROCURADOS NO MUNDO INTEIRO - ESTES OS PAÍSES QUE VISITAM O BLOG!

Flag Counter

terça-feira, 31 de julho de 2018

🛶 Aveiro, a Veneza portuguesa com os Moliceiros na sua Ria 🛶

Moliceiro é o nome dado aos barcos que circulam na Ria de Aveiro. Estas embarcações eram utilizadas, originalmente, para a apanha do moliço. O moliço é uma planta aquática e era a principal fonte de adubagem nas terras agrícolas de Aveiro.
Estas embarcações são de borda baixa para facilitar o carregamento do moliço e têm uma proa e uma ré muito elegantes que, contêm pinturas em modo satírico.
O seu comprimento é de cerca de 15 metros com uma largura de 2,50 metros.
Atualmente os moliceiros são mais usados para fins turísticos com uma enorme procura.
O preço atual de uma viagem é de 10€ para adulto e 5€ para crianças.

sexta-feira, 27 de julho de 2018

👣 Caminhada até à Lagoa do Covão dos Conchos, a lagoa do funil... 👣 Porque ir é o melhor remédio!

A Serra da Estrela esconde nas suas entranhas tesouros magníficos. Para serem descobertos pelos nossos olhos é preciso colocar-mo-nos ao caminho… A Lagoa do Covão dos Conchos é o destino, famosa pela sua saída de água em funil... 
Tempo, aqui e ali, para olhar para trás e ir apreciando a lagoa Comprida e sua envolvente rochosa. Algumas pequenas lagoas nas imediações do estradão, vão podendo ser observadas.
Avançamos, e é já nas proximidades do destino, que se começa a ouvir a ribeira das Naves que abastece a lagoa dos Conchos.

Um pouco mais à frente eis-nos chegados à ansiada “lagoa do funil”, este mesmo que as imagens nos mostram e embora com pouca água a desembocar para o seu interior, não deixa de despertar interesse.
Este funil é a entrada para um túnel que leva água à Lagoa Comprida ao longo de cerca de 1.520 metros de extensão e foi construído na década de 50, com o intuito de manter o nível da lagoa Comprida sempre em alta.

Depois de umas fotos, tempo para regressar e iniciar a subida, mas, aqueles rochedos lá no alto, não vos despertam a curiosidade relativo às vistas que devem ter? Claro, a mim também e toca a procurar um local de acesso, saindo do trilho e iniciando uma aventura dentro de outra. Após 10 minutos mais ou menos, objetivo concluído e a paisagem era esta:
De novo pernas ao caminho, após alguma dificuldade em encontrar o rumo do trilho, lá foi retomada a caminhada com o calor já a apertar imenso e ainda não eram 10 da manhã… Isto depois de devidamente contemplar o lugar em que me encontrava... 
Já bastante próximo do ponto que havia sido de partida, agora de chegada, mais uma curta saída do caminho para descobrir do alto de um rochedo uma vista deslumbrante de duas lagoas, a Albufeira do Covão do Forno e a do Covão do Curral.
Assim, valeu ainda mais a pena esta caminhada relativo à qual fica prometido um regresso em tempo de neve, claro que com um grau de dificuldade mais elevado, mas sem desafios a vida não teria o mesmo interesse… 
O trajeto não oferece grande dificuldade, ainda assim convém ter alguma preparação pois sobe um pouco na ida e também no regresso. Cuidado com o calor, esta caminhada iniciou-se pelas 8 horas da manhã, no mês de julho com cerca de 1h e 30m de percurso, até à Lagoa dos Conchos, são cerca de quatro quilómetros e meio, outro tanto para o regresso.

terça-feira, 24 de julho de 2018

No meio do abstrato, surge o rosto sorridente...

A imagem é captada pelo meio de um vitral colorido, partido no centro, onde é visionada uma imagem grafiti presente numa parede em fundo.

FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DO SOCORRO 2018 - PESO DA RÉGUA

A cidade do Peso da Régua abre as portas ao Mundo num momento emblemático em que se celebra a Festa de Nossa Senhora do Socorro| Festa do Douro. 
O 3° Encontro de Bombos no Douro marca o início oficial. O Festival das Francesinhas, o Douro Rock, a Perícia Nossa Senhora do Socorro, as Sessões de Fados, a par da Procissão do Triunfo e do arraial do rio, distinguem o programa.
A aposta mantém-se em afirmar a Festa de Nossa Senhora do Socorro como o que de melhor se faz em termos religiosos, culturais e recreativos, em toda a região, ombreando com o que de melhor se faz no País.
Para já, aqui o programa detalhado da edição deste ano.

>> PROGRAMA <<
28 JULHO - 3º ENCONTRO DE BOMBOS NO DOURO
6 a 14 AGOSTO - NOVENA
De 6 a 13 Agosto |21H00 | Igreja Matriz do Peso da Régua
14 Agosto | 07H00 | Igreja Matriz do Peso da Régua
FESTIVAL DAS FRANCESINHAS
2 DE AGOSTO  - ZÉZÉ FERNANDES Concerto - 22h00 | Parque Multiusos
3 DE AGOSTO - MUNDO SEGUNDO Concerto - 22h00 | Parque Multiusos
4 DE AGOSTO - HMB Concerto - 22h00 | Parque Multiusos
5 DE AGOSTO - FINGERTIPS Concerto  - 22h00 | Parque Multiusos
4 DE AGOSTO - PERÍCIA NOSSA SENHORA DO SOCORRO - 15h00 | Praça Renato Aguiar
10 E 11 DE AGOSTO - DOURO ROCK
13 DE AGOSTO  - Sessão de Fados - 22h30 | Igreja Matriz – Peso  - 23h30 | Largo do Eirô – Peso
14 DE AGOSTO - Feira Franca  - 07h30 | Parque Multiusos
Animação de Rua - 08h30 | Ruas da cidade
Cerimónia de Condecoração Municipal - 16H30 | Auditório Municipal
Recolha dos andores à Igreja  - 21h00 | Ruas da cidade
Baile Popular  - 23h00 | Junto à Igreja Matriz
Arraial do Peso (uma partida)  - 00h00 | Peso
Desfile da Confraria “Amigos 14 de Agosto”  - 00h30 | Ruas do Peso
Baile Popular  - 02h00 | Junto ao Largo do Eirô
15 DE AGOSTO - Animação de Rua - 08h30 | Ruas da cidade
Missa - 10h30 | Igreja Matriz
Procissão do Triunfo - 17h30 | Saída da Igreja Matriz
Baile Popular NORTE FM - 23h00 | Cais da Régua
Arraial do Rio  - 24h00 | Rio Douro e Cais da Régua
DJ's  - 03h00 | Cais da Régua
16 DE AGOSTO - Animação de Rua - 08h30 | Ruas da cidade
Procissão do Triunfo - 17h30 | Saída da Capela “Casa da Criança”
Baile Popular IMPÉRIO DOURO - 22h30 | Cais da Régua
DJ's  - 03h00 | Cais da Régua

segunda-feira, 16 de julho de 2018

E a França foi mesmo campeã do mundo do Rússia 2018...️

 🇫🇷Foi no Terreiro do Paço em Lisboa que presenciei a final do mundial de futebol 2018 na Rússia. Um ambiente incrível que mais parecia não se estar em Portugal, por uma qualquer rua da capital portuguesa, com um "mar" de estrangeiros, mas muito mais na "Arena Portugal", onde milhares assistiram em delírio à final que a França venceu frente à Croácia 🇫🇷4 🇭🇷️2
As imagens valem mais que mil palavras... Parabéns à França, "les bleus"!

quarta-feira, 11 de julho de 2018

The best view of Paris... The other look

 Paris tem umas vistas maravilhosas, ninguém tem dúvidas... e entre muitas outras coisas é a cidade das artes mas estas também passam pelo olhar do acaso e que regista momentos espontâneos que mais tarde se vai a ver e cria um conjunto interessante, sendo caso  para dizer que a cidade luz é também a cidade do "à vontade"!
Torre Eiffel, local para umas vistas deslumbrantes...
Vais à Disneyland e encontras uns jardins muito bem tratados...

No Arco do Triunfo deparamos-nos com olhares opostos...
A escadaria do Sacré-Coeur é um desafio à nossa boa forma...
A foto possível, de ficar com os olhos em bico...


Nas imediações do Moulin Rouge a noite a prometer...
Isto é Paris, Paris é muito mais... Vive a vida porque só se vive uma vez!

terça-feira, 10 de julho de 2018

Faz dois anos, por aqui passou a nossa felicidade com a conquista do EURO 2016 na França...

Foi algures ali por detrás nesta imagem, no Stade de France, faz hoje dois anos que fomos tão felizes, nesse mesmo UEFA EURO 2016. Sei que foi difícil para os franceses digerir uma derrota numa final na sua própria casa, também nós tivemos essa experiência no Euro 2004 em Lisboa frente aos gregos...
Fica a minha simbólica homenagem aos campeões, volvidos dois anos com esta imagem tirada por telemóvel, em Saint Denis, Paris!

terça-feira, 3 de julho de 2018

São Macário, a serra, o santo, a capela, a lenda...


A lenda de São Macário relata a história de um homem que, por acidente, matou o seu pai vindo a refugiar-se, até ao fim dos seus dias, no cimo da serra, onde se alimentava de ervas e gafanhotos e se penitenciava dia e noite, ganhando assim a fama de santo.
Foi por isso erguida no local a ermida de São Macário e, mais tarde, outra capela, sendo as duas muito visitadas aquando da romaria a São Macário que ainda hoje se celebra no fim do mês de julho.
O alto de S. Macário fica localizado no maciço da Gralheira a 1.052 metros de altitude, pertence ao concelho de São Pedro do Sul. O local possui umas vistas fantásticas e daqui é possível aceder a várias aldeias que recentemente vos falei tais como Aldeia da Pena, Covas do Monte, Regoufe (via portal do inferno) e Drave, entre outras.