O lugar é fantástico, embora os comboios já não cheguem cá, aproveitem a ecopista, deliciem-se com um café, uma bebida ou um doce na esplanada, ou venham ao restaurante; deixem os vossos filhos brincar no parque infantil ali ao lado, façam compras nos quiosques, levem recordações, mas sobretudo contemplem a paisagem à vossa frente, o Douro e os Penedos que nos fazem sonhar...
Ups... sorry! Era mesmo um sonho! Acordei nesta triste realidade, em pleno Região Património Mundial!
Estive aqui em 2011, regressei recentemente e não, não estava tudo igual, estava pior, mais degradado. Pelo que sei, um grupo de caminheiros há bem pouco limpou a vegetação na estação de Barca d'Alva e tentam limpar o trajeto até ao Pocinho. Caso contrário o cenário seria ainda pior.
O sonho acima descrito bem que podia ser uma realidade, embora ainda haja quem sonhe com o regresso do comboio...
Foi em 1988 que aqui apitou pela última vez um... Agora, na linha do Douro, só chegam até ao Pocinho. A linha entrava em Espanha logo ali ao lado e seguia para Salamanca pela "Rota dos Túneis", mas esta ainda foi mais cedo desativada, decorria o ano de 1985.
Reativar estas linhas, era ouro sobre azul, era apostar nas potencialidades do interior, não só turísticas, como outras... Mas para isso era preciso haver visão e vontade... Não nos esqueçamos que até aqui o Douro é navegável, chegam os navios-hotel com turistas de todo o mundo... E mais não digo!