Lamego, é em 2015, a cidade escolhida pelo Presidente da República, Prof. Cavaco Silva, para acolher as comemorações oficiais do 10 de junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades - a maior celebração institucional que se realiza no país.
Deste modo, Lamego será por estes dias o epicentro das atenções e, já são visíveis os sinais alusivos a este dia em alguns locais, onde irão decorrer alguns dos eventos que darão o privilégio a esta pequena cidade do interior de receber os mais altos representantes dos órgãos de soberania da nação, os embaixadores acreditados em Portugal, entre outros.
Lamego é uma cidade nobre com um lugar de destaque na história de Portugal pela sua grandiosa monumentalidade e legado de um passado em que se destaca a realização das primeiras Cortes de Portugal, por D. Afonso Henriques. Possui um imponente património artístico e beleza peculiares, onde a arquitetura dos monumentos e as ruas seculares "contam" histórias dignas de um povo batalhador. É sede de Diocese (a única Diocese portuguesa que não corresponde a uma capital de distrito).
Conhecida também pela sua gastronomia, na qual se destacam as bôlas, o presunto, o cabrito assado com batatinha e arroz de forno, as trutas de escabeche do rio Balsemão e pela produção de vinhos, nomeadamente os espumantes e ainda o Vinho do Porto, de cuja Região Demarcada faz parte.
Aqui, onde o sabor e a tradição, constituem um motivo de orgulho e um símbolo de conquista e memórias, que a dinâmica do tempo tem permitido deliciar e vivênciar num reencontro de culturas!