Não é muito meu timbre emitir aqui neste espaço, opiniões ou algo que de uma forma ou de outra, demonstrem apoio ou uma posição contra determinada causa. Mas desta vez não resisto atendendo ao que está em causa…
Estas fotos que apresento, foram tiradas a 11 de outubro do corrente ano na foz do Tua (confluência com o rio Douro) local onde está a ser construída uma barragem. Não era para publicar nenhuma delas, tal a revolta que senti in loco visualizando a destruição maciça, mas tive alguns pedidos para que as publicasse e assim faço, demonstrando deste modo ao mundo o grande atentado que está ser cometido contra a natureza em favor de interesses políticos e económicos.
O Vale do Tua conjuga vários elementos naturais que são únicos em Portugal, desde as suas imponentes escarpas e vegetação, passando pela linha ferroviária que é uma obra-prima da engenharia portuguesa e que ao longo de vários kms impressiona visualmente quem nela teve a possibilidade de se fazer deslocar e que ficará submersa com a construção da mencionada barragem.
Aliado ao mencionado e já de si muito grave, é também o grande risco que a Região do Douro Património da Humanidade corre de deixar de o ser, tal como aponta um recente relatório da UNESCO que menciona os impactos negativos e irreversíveis que advêm da construção em curso.
"Save the" Vale do Tua!