"Este cruzeiro é um obelisco em granito mandado executar por João Pinheiro Salgado em 1757. No ano em que foi erguido passavam apenas dois anos sobre o grande terramoto que atingiu Lisboa. A tragédia ainda estava fresca na memória de todos, por isso também era chamado “ Cruzeiro do Senhor dos Terramotos”. Este elaborado trabalho, com duas faces, mostra-nos de um lado Cristo Crucificado e no oposto Nª Senhora da Lapa. A Cruz é apoiada num capitel no qual estão esculpidas as figuras de S. José de um lado e no oposto Santo António. Junto do cruzeiro, ergue-se um pilar de cantaria, a partir do qual se desenvolve um braço de ferro com uma candeia suspensa, que seria utilizada para iluminação."
~~ ✨ QUE SEJA UM BOM NATAL ~~
-
*~~ Telas de Josefa de Óbidos ~~*
Enya afirmou numa entrevista que é mais espiritual do que religiosa, que
retira
da religião o que lhe parece bom......
Há 25 minutos
Muy curiosa y bella, esta llena de detalles.
ResponderEliminarBesos
Bom trabalho :D
ResponderEliminarPortugal tem um vastíssimo património material e imaterial...este cruzeiro é um deles.É interessante a história de vida contida neste belíssimo e único exemplar.
ResponderEliminarContinue a preservar e a divulgar, através da sua "objectiva", as relíquias deste Portugal à beira mar plantado.
Gracias por tu comentario y por visitar mi blog. Grandes detalles los que has captado con tu cámara, verdaderas piezas de arte sobre piedra. La religión, sin dudas, ha sido fuente de inspiración.
ResponderEliminarSaludos
Valery
[Barcelona Daily Photo]
Belas fotografias de valioso Património...Espectacular....
ResponderEliminarUm abraço
Grandes lições, belas fotos...
ResponderEliminar