Neste blog, mais imagens do que palavras...
A fotografia é uma paixão que não requer ser cultivada, tão somente alimentada, pelo que uma imagem vale mais do que mil palavras!

In this blog, more pictures than words ...
The photography is a passion that does not require to be cultivated, nourished solely by that one picture is worth a thousand words!

SOMOS VISTOS E PROCURADOS NO MUNDO INTEIRO - ESTES OS PAÍSES QUE VISITAM O BLOG!

Flag Counter

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

IGREJA DAS CHAGAS - LAMEGO

“A Igreja das Chagas é o que resta, no antigo Campo do Tablado, de um mosteiro de Clarissas iniciado no ano de 1588. O fundador, Dom António Teles de Menezes, bispo de Lamego, trouxe para aqui seis religiosas, irmãs todas, de pai e mãe, do dito Senhor.
É apreciável o primitivo pórtico renascentista. No corpo central da igreja, merecem atenção os azulejos do séc. XVII, ocupando completamente as paredes laterais. De particular interesse é a talha dos altares. Destacamos o retábulo de S. João Evangelista princípio do séc. XVII), onde se relata a vida do Apóstolo em pequenos quadros de paciente escultura. Exuberante é o altar de S. João Baptista (barroco nacional). Entre outras esculturas, encontramos uma arcaica imagem de S. Sebastião, padroeiro da diocese de Lamego."
In livro de F. J. Cordeiro Laranjo, editado pela Santa Casa da Misericórdia de Lamego - "Igreja do Mosteiro das Chagas"

Portal de entrada onde se pode ler: DÕ ANTONIO TELLEZ DE MENESES BPO DE LAMEGO ERIGIO./EDIFFICOV E DOTOV ESTE MOSTEIRO DA ORDEM DE S. CLARA/EM LOVVOR DAS CINCO CHAGAS. ANNO. M.D.LXXX.VIII.

"A Igreja das Chagas, é constituída por uma só nave, com uma abóbada de notável eixo (22.20m) e diâmetro de curvatura (8.75m). As paredes do corpo central da igreja são revestidas a azulejo do séc. XVII."
Na capela-mor, podemos apreciar o altar e a pedra tumular do fundador. No altar ao centro, encontra-se a escultura de Nossa Senhora da Conceição ladeada na sua direita por São Francisco de Assis e à sua esquerda por Santa Clara. Na pedra tumular consta o brasão e a seguinte inscrição: SEPVLTVRA DE DOM ANT.º TELLES DE MENESES.BPO QVE FOI DE LAMEGO: HO QVAL FVNDOV E EDIFICOV HE DOTOV ESTE MOSTEIRO DAS CHAGVAS. FALLECEV A 22.DIAS DO MES DE IV LHO DE 1.5.9.8: ANNOS.
Altar de Santo António:
Altar de São João Baptista tendo à esquerda da imagem um alto-relevo representando o baptismo de Cristo. À direita podemos ver a degolação do Santo.
Altar de São João Evangelista com vários quadros de alto-relevo onde é apresentada a vida do Apóstolo.
Altar das Almas representado numa tela por São Miguel Arcanjo. No alto uma escultura de Santa Rita. À direita do painel, Santa Bárbara e à esquerda São Bento.
Altar de São Sebastião. A seu lado Nossa Senhora da Piedade.
Pedra com grafia. Fica por cima da antiga porta de acesso à anterior sacristia do Convento.
Senhor Morto com três imagens de meio corpo a seu lado: São João Evangelista, Nossa Senhora e Santa Maria Madalena.
No cimo do arco da capela-mor, podemos ver o brasão das cinco chagas em talha assim como o escudo do fundador da igreja, Dom António Teles de Menezes.
Fundo da igreja, local onde no passado se situava o Coro da Comunidade Religiosa.
Muito fica por dizer relativamente à riqueza histórica desta Igreja. A Sacristia é um exemplo que pode ser admirado no slide de fotos que seguidamente apresento.


3 comentários:

  1. Grande e bela lição do património... com execelente produção... parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Que beleza!!!
    Gosto demais de Igrejas!
    Seus detalhes!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Temos esse dever, pelo menos para connosco, de apreciar e divulgar o nosso património. Obrigado Alexa.
    Cara Eneida, eu havia dito que Lamego tem um património maravilhoso nomeadamente em igrejas e capelas, mas não só... Para quem realmete tem esse interesse, ainda tem muito para ver.
    Resta ir deitando um "Olhar".
    Abraço

    ResponderEliminar