Neste blog, mais imagens do que palavras...
A fotografia é uma paixão que não requer ser cultivada, tão somente alimentada, pelo que uma imagem vale mais do que mil palavras!

In this blog, more pictures than words ...
The photography is a passion that does not require to be cultivated, nourished solely by that one picture is worth a thousand words!

SOMOS VISTOS E PROCURADOS NO MUNDO INTEIRO - ESTES OS PAÍSES QUE VISITAM O BLOG!

Flag Counter

sábado, 29 de setembro de 2018

Os meninos (voadores) do rio... Douro

É do tabuleiro da ponte Luís I entre o Porto e Gaia, que jovens desenfreados se lançam para as águas do rio Douro, de uma altura de cerca de 20 metros.
Esta que é uma "habitué" que vem percorrendo gerações e que prende o olhar dos turistas nas duas margens.
Entre os que ficam na margem e os que no momento saltam, pedem aos turistas 1€ para saltarem e, quando angariados 10€, lá vai mais um salto voador culminando num mergulho na água.


Para maior noção e realismo de quem nunca assistiu, vejam o pequeno vídeo que vale bem a pena.

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

O outono já chegou 🍁🍇🍂 e por aqui são estas as cores e os sabores... Além de outros 😋

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Piódão 🏚️🏘️ uma das maravilhas de Portugal que nos deixa com vontade de regressar...

A Aldeia Histórica do Piódão constitui um conjunto arquitetónico de rara beleza pelo seu enquadramento natural, mas também pela sua antiguidade, unidade e estado de preservação das construções, sendo apelidada por muitos como “aldeia presépio” dada a sua configuração que se espraia pela encosta do monte com as casas em xisto e lousa e as janelas e portas pintadas de azul, em anfiteatro.
Uma imagem que se destaca na paisagem é a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, com paredes brancas e alguns detalhes em azul forte. A sua origem data do século XVIII tendo, no entanto, tem sofrido obras de remodelação ao longo dos anos.
Ao passear pela aldeia, descobrem-se recantos que escondem verdadeiros encantos... 


A Capela de São Pedro também tem paredes brancas, que tal como a Igreja Matriz se destacam da demais construção.
Na realidade esta aldeia e sua envolvente já estava na minha lista de espera à muito tempo para uma visita. Não é fácil chegar a Piódão, estradas com muitas curvas, muito sobe e desce, mas vale a pena. 
Na praça central encontramos dispostas para venda inúmeras recordações (de difícil escolha pois apetece trazer tudo), licores, queijos ou mel a título de exemplo.

Para comer, também existe oferta, penso que uns 4 ou 5 locais. A minha opção desta feita recaiu no Solar dos Pachecos. Uma boa escolha para uma refeição ou umas tapas em Piódão, com uma aceitável relação qualidade-preço e um menu composto por pratos típicos da região.

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

O verde que impressiona da água da barragem do Varosa, concelho de Lamego 🇵🇹️


Devido ao baixo caudal dos rios Balsemão e Varosa que nesta barragem se encontram, faz com que o nível da água seja reduzido e como tal muito parada, pelo que esta ganha uma cor verde intensa que não deixa ninguém indiferente.

Nesta altura também ficam à vista inúmeros detalhes que habitualmente estão submersos, como uma ponte romana, ruínas, muros antigos ou a antiga comporta de retenção da água.



quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Majestosa Procissão do Triunfo em Honra de Nª Sª dos Remédios | Lamego | Portugal

Ponto alto destas festas, é sem dúvida o dia 8 de setembro...


É o dia d'Ela, a Padroeira da cidade de Lamego. Mantém-se a tradição em que "Os andores armados sobre carros são puxados por juntas de bois, segundo uma tradição muito antiga. Esta tradição foi sancionada, em 27 de Abril de 1952, pela Sagrada Congregação dos Ritos, a requerimento da Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios através do seguinte despacho: " A Sagrada Congregação dos Ritos, em virtude das faculdades que o Santo Padre lhe concedeu, atendendo às circunstâncias particulares expostas na petição e ao oficio de recomendação, em que o Exmo. e Revmo. Ordinário da Diocese de Lamego tão encarecidamente se interessa no assunto, indulgentemente acede a estas preces, deixando tudo ao juízo prudente do mesmo Exmo. Revmo. Ordinário, com as faculdades necessárias e oportunas, sem que se obste qualquer determinação em contrário".














Além das fotos, deixo um pequeno apanhado vídeo da Procissão 2018, sendo que pode ser vista na totalidade clicando AQUI, pelo direto que foi realizado 

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Acordei a imaginar o Douro de outros tempos ⛵🇵🇹️⛵ Hoje os motivos são realmente outros...


Os Barcos Rabelo foram, em tempos, o meio de transporte de milhares de pipas de Vinho do Porto desde esta região demarcada até Gaia e hoje são um ex-líbris da nossa história.
“Trazer de volta os Barcos Rabelo ao Douro Vinhateiro é uma homenagem a todas as gerações que durante a história da região demarcada mais antiga do mundo contribuíram para que hoje seja uma referência mundial”.