Neste blog, mais imagens do que palavras...
A fotografia é uma paixão que não requer ser cultivada, tão somente alimentada, pelo que uma imagem vale mais do que mil palavras!

In this blog, more pictures than words ...
The photography is a passion that does not require to be cultivated, nourished solely by that one picture is worth a thousand words!

SOMOS VISTOS E PROCURADOS NO MUNDO INTEIRO - ESTES OS PAÍSES QUE VISITAM O BLOG!

Flag Counter

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

🐓🐓Já decorre o "Ano do Galo" do calendário chinês, esperemos que o ano, não seja de galo🐓🐓


segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

🐂🐖🐗 De fazer crescer desejo, água na boca e querer voltar 🐂🐖🐗




🐂🐖🐗 Por terras do Barroso, decorreu a tentadora XXVI Feira do Fumeiro de Montalegre 🐂🐖🐗
Estas carnes têm um sabor único pelo que é impensável sonhar com dieta por estes dias... Além de tudo quanto se pode encontrar numa feira como esta, presunto, alheiras, chouriças, sangueiras entre outros, também o pão nesta região tem um sabor muito diferente do habitual, tal como o "Folar" de Pitões das Júnias ou a bola de enchidos.



Não se pode ir a terras barrosãs sem comer uma verdadeira "Posta de Vitela Barrosã" ou para complicar a escolha, um "Cozido à Portuguesa" com estas carnes criadas de forma caseira onde até os legumes têm um sabor sublime.
Muito poderia ser escrito e mostrado, mas fica esta pequena mostra para vos fazer crescer água na boca e numa próxima feira de fumeiro, por terras do norte de Portugal, poderem fazer uma visita!

domingo, 29 de janeiro de 2017

🏘🕔🏘 Anta, a aldeia perdida no tempo, mas que o tempo não apaga 🏘🕔🏘


A Aldeia de Anta, ou Anta de Mazes, pertence à freguesia de Lazarim, concelho de Lamego.
Encontra-se hoje em dia totalmente desabitada, embora muitas casas se mantenham em razoável estado de conservação.
Esta aldeia já não é habitada desde os anos sessenta do século XX. Nos dias de hoje serve para guardar gado, pelo que por lá pernoitam esporadicamente pastores e pouco mais que isso.

As casas são em granito e ainda se encontram alguns telhados de colmo. Pena é que não haja controle, rigor e exigência nos materiais que se vão vendo a ser empregues. Infelizmente, já vemos uns quantos telhados em chapa, outros de telha; umas portas ainda de madeira, mas outras, já a destoar, em chapa ou outros materiais. 
Tal como acontece com algumas aldeias em Portugal, seria salutar uma intervenção de quem de direito e considerar esta aldeia como protegida criando regras nas intervenções realizadas, tendo como intuito criar uma harmonia de preservação de toda a envolvente. 

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

🐎🐎🐎Russa, a famosa burra do entrudo de Lazarim🐎🐎🐎


🐎A foto de cima é atual, a de baixo é de 2011. A burra é a mesma🐎
🐎Descobri isso recentemente por mero acaso ao passar próximo da mesma, enquanto se alimentava🐎
🐎É a famosa burra do entrudo de Lazarim, um dos mais tradicionais e genuínos de Portugal🐎
🐎Já falta pouco para que a tradição se repita mais um ano nesta pequena vila do concelho de Lamego. Os caretos vão voltar a sair à rua. 🐎
🐎A Russa, essa já está a colocar a "linha" em dia🐎

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

❄️❄️❄️❄️ Por aqui gelou ❄️❄️❄️❄️




❄️❄️❄️❄️Por aqui, esta madrugada, o rio Balsemão chegou a gelar parcialmente❄️❄️❄️❄️
❄️❄️❄️❄️Em concreto, na barragem de Pretarouca onde a temperatura no momento das fotos era de -8º❄️❄️❄️❄️

domingo, 15 de janeiro de 2017

🌊🌊🌊Canidelo, aqui... A cidade do Porto além...🌊🌊🌊

Para quem não conhece, Canidelo é uma freguesia de Vila Nova de Gaia. Entre outras qualidades, na sua margem litoral, é um lugar com uma paisagem maravilhosa de onde se pode contemplar a entrada do rio Douro no oceano Atlântico. Podemos ainda admirar a zona da Foz, uma parte da cidade do Porto.

sábado, 7 de janeiro de 2017

☁️⛅️☁️⛅️☁️O imenso manto nebuloso que submerge o vale do Douro☁️⛅️☁️⛅️☁️

Este é o cenário visto do alto da serra do Marão, a mais de 1.400 metros de altitude, após o último nascer de sol de 2016. Um imenso manto de nevoeiro que tem mantido, dias a fio, as temperaturas muito próximas dos 0º durante todo o dia. Quando noutras zonas o sol brilha, por aqui, pelo Douro, o "frigorífico" está ao abrir da porta de casa e sair para a rua. Muito desagradável, devo dizer, mais ainda, sabendo que nos altos o sol se mantém a raiar...☁⛅☁