Neste blog, mais imagens do que palavras...
A fotografia é uma paixão que não requer ser cultivada, tão somente alimentada, pelo que uma imagem vale mais do que mil palavras!

In this blog, more pictures than words ...
The photography is a passion that does not require to be cultivated, nourished solely by that one picture is worth a thousand words!

Seguir este blog

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Caretos de Lazarim - 16/2/2010

Lazarim é uma pequena vila pertencente ao concelho de Lamego. O seu Carnaval é um dos mais típicos de Portugal e a tradição continua bem viva, graças à força das suas gentes, que mantêm viva esta forma de festejar o Entrudo.
As máscaras são esculpidas religiosa e minuciosamente na madeira, nomeadamente amieiro e resulta nos denominados Caretos que vão desfilando pelas ruas da Vila.










Aquele olhar sábio e atento...
Um dos pontos altos do Carnaval de Lazarim é a leitura na praça da vila, dos testamentos da Comadre e do Compadre feita sucessivamente por uma rapariga e um rapaz da terra. Sob a forma de verso mas de forma crítica e humorada, são feitas as apreciações mais impensáveis relativamente aos jovens solteiros da terra, sendo algum palavreado picante do mais poderoso e inimaginável.
Segue-se o desfile...
... até ao local da queima do compadre e da comadre.

Novamente na praça principal, segue-se então o concurso para a melhor máscara e onde finalmente estas são retiradas, causando alguma surpresa e espanto, quem debaixo de tais vestes sai... A tradição em Lazarim, também manda que seja preparada pelas mãos experientes das suas gentes, uma sumptuosa feijoada e o famoso caldo de farinha para ser oferecido a todos, isto em dois locais distintos da vila e em grandes potes, para que no final da festa, todos os visitantes possam degustar e conviver.
A feijoada ...

... E o caldo de farinha.


Apresento um slide com imensas fotos interessantes...


Aqui em baixo, clicando na seta de "play" podem ver dois pequenos videos da leitura do testamento do Compadre ...
(Atenção, contém palavrões)

... e da Comadre


3 comentários: