Neste blog, mais imagens do que palavras...
A fotografia é uma paixão que não requer ser cultivada, tão somente alimentada, pelo que uma imagem vale mais do que mil palavras!

In this blog, more pictures than words ...
The photography is a passion that does not require to be cultivated, nourished solely by that one picture is worth a thousand words!

SOMOS VISTOS E PROCURADOS NO MUNDO INTEIRO - ESTES OS PAÍSES QUE VISITAM O BLOG!

Flag Counter

sábado, 13 de outubro de 2018

Catedral de Santiago de Compostela - Imponente - Monumental - Majestosa

Património da Humanidade desde 1985, há séculos que Santiago de Compostela atrai visitantes e peregrinos do mundo inteiro. Uma cidade que tem muito para ver e visitar. Em cada rua, em cada esquina contemplamos uma nova perspetiva.

Claro que o “epicentro” é a majestosa Catedral onde o Apóstolo Santiago congrega as atenções, sendo possível subir pelo altar e abraçar pelas costas o Santo.

Este, o motivo das “famosas” peregrinações pelos Caminhos de Santiago e que faz acorrer pessoas do mundo inteiro.









A monumentalidade é muita, assim como a oferta gastronómica, nomeadamente o marisco que na Galiza é uma das imagens de marca. Mas respeitante a isso, deixarei mais para a frente uma sugestão, fora do que é espectável, fora de roteiros turísticos.
Para já contemplemos a vista do miradouro da Catedral, desde o Parque da Alameda, sendo que, vale sempre a pena visitar Santiago de Compostela, e é sempre ainda melhor poder regressar, como foi o meu caso!

26 comentários:

  1. Adorei a sua publicação. Obrigada pela partilha.
    PS: Obrigada pela sua atenção no meu blogue. Gostei. Cada um, é como cada qual. Mais nada :))

    Bjos
    Votos de um óptimo sábado

    ResponderEliminar
  2. As mais belas fotos que vi dessa Igreja foi aqui, Rui!
    Maravilha! Suntuosa!
    beijo, um ótimo fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Immagini straordinariamente belle
    Un saluto,silvia

    ResponderEliminar
  4. Já há muito tempo que não vou lá.
    Mas vejo muitos peregrinos a passar a pé...
    As fotos são excelentes, como sempre.
    Caro Rui, tem um bom fim de semana.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. É uma imensa riqueza de detalhes, excelente qualidade de fotos.

    ResponderEliminar
  6. Boa Tarde, Rui!
    Estando em Braga, me faltou um dia para ir até lá.
    Se Deus quiser voltarei e me darei este presente divino!
    Deus o abençoe!
    Abraços fraternos de paz e bem

    ResponderEliminar
  7. Andei por lá aqui há uns anos !!!
    https://opactoportugues.blogspot.com/2013/11/espanha-santiago-de-compostela_20.html

    ResponderEliminar
  8. Andei por lá em 2010.
    Um abraço e bom Domingo

    ResponderEliminar
  9. Es precioso. Yo también estuve por ahí estos días, igual estuvimos cerca. Un beso.

    ResponderEliminar
  10. Es impresionante su gran belleza y su extraordinaria arquitectura .

    Besos

    ResponderEliminar
  11. Lindo!
    O que eles estão escrevendo nas costas um do outro?

    ResponderEliminar
  12. Amigo Rui, a famosa Catedral de Santiago de Compostela é dotada de grande beleza, como se vê pelas tuas excelentes fotos. Parabéns pela belíssima postagem.
    Grande abraço, bom domingo.
    Pedro

    ResponderEliminar
  13. Que bonito. Gostaria tanto de visitar esse local...

    ResponderEliminar
  14. Olá, Rui!

    Há qto tempo a gente se "conhece"!
    Visito o seu blogue, de vez em qdo, para ver imagens mto bonitas e sobretudo sumptuosas, como é o caso desta postagem.
    Conheço esta catedral, pke é aqui "tão perto" e uma das minhas formações académicas superiores é em História, portanto, embora não goste mto de "deambular", gosto de apreciar as fontes monumentais.

    As suas fotos "falam" mais que gente -rs e dão-nos uma perspetiva mto real. Já lá estive umas 3 ou 4 vezes, mas não posso "ligar" ao pessoal k está cá fora, caso não, fico desgostosa, ou seja, vejo atitudes e posturas de k não gosto, mas, evidente que podem conter fé.

    Ontem, teve o "azar" de se "meter" comigo, ou melhor, com as minhas extensões (há quem faça no cabelo-rs) escritas, comentários enormes, e cá estou eu, hoje. Deixei no blogue "Brincando com as palavras" uma conversinha para o Rui no post da Larissa.

    O temporal fez estragos por aí, Lamego? Em Lisboa, pontualmente, mas nada de grave.

    Um beijinho e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Céu,

      foi um "meter" consigo saudável, sem maldade, tal como já o esclareci por lá, no blog da Larissa que nos atura 😀😉
      Acho que não conheço o seu blog, pelo que logo que possível faço uma visita.
      Relativo ao temporal, houve alguns estragos. Estão umas fotos na página do facebook do Olhar D'Ouro que poderá ver clicando no link abaixo.
      Obrigado e boa semana. bj

      Olhar d'Ouro - bLoG
      Olhar d'Ouro - fAcEbOOk
      Novidade: Olhar d'Ouro - yOutUbE

      Eliminar
    2. Bom dia, Rui!

      Sim, claro, eu sei, aliás, eu sei mto bem distinguir o trigo do joio. Estava só a brincar com a expressão e com o Rui, indiretamente.

      Já li as suas palavras no blogue da Larissa e do Gil e cheguei à conclusão de k tb gosta de escrever, só k o tempo é um tirano.

      Agora, já conhece o meu blogue e "aquilo" é um "pouca vergonha" (RISOS). Enfim, faz-se o k se pode. Mto obrigada por se ter tornado seguidor do meu espaço, pelo seu "mergulho" (tenho pavor do mar, de rios, de ribeiras, enfim, uma desgraça)) e espero k tenha visto sereias, que o fizessem "perder" e palavras que o fizessem "sonhar".

      Sempre k der, passarei por cá e quem sabe se, um dia, não estarei suficientemente inspirada!

      O meu blogue tem painel de seguidores, mas não está à vista, mas sei k já lá tenho uns tantos, todavia, não sei explicar como isso se faz.

      Rui, não fique desiludido, mas eu não tenho Facebook, nem Twitter, nem Instagram, nem, nem -rs (quem diria?). Tenho apenas um blogue, k me dá trabalho e prazer.

      Só posto de mês a mês, sensivelmente, pelo problema das minhas mãos, mas o Rui posta com mta frequência, embora o seu tempo seja restrito. Qdo gostamos mto de algo, arranjamos sempre uma "escapadela".

      Obrigada por estes 2 dedos de conversa, desejo-lhe uma boa semana e mando-lhe um beijo (caramba, o Rui até no beijos poupa -risos. Coloca bj).

      Até um dia destes!

      Eliminar
  15. Estupendo reportaje Rui. Y que bien ha quedado después de la limpiieza que le han hecho.
    Besos.

    ResponderEliminar
  16. Que lindas imagens, sou tua fã, sempre... Imagino que este lugar seja muito especial para muita gente e suas fotos transmitem muitas coisas boas. O céu estava perfeito.

    Desejo um bom domingo e uma excelente semana.
    Blog DMulheresInstagram

    ResponderEliminar
  17. Que saudades de voltar a Santiago!
    Também já abracei Santiago, e dei marradinhas com a cabeça na entrada da catedral. :) dizem que é para dar juízo...
    As fotografias estão tão reais Rui,parabéns!

    ResponderEliminar
  18. Linda esta reportagem sobre este local sagrado e de tanta devoção.
    Já me convidaram para ir, mas a pé não vou, gostava de ir, mas de carro, um local que vale a pena visitar a avaliar pelas bonitas fotos!

    Beijos Rui

    ResponderEliminar
  19. Santiago é e será sempre Santiago !
    Como tal, já por três ou quatro vezes fui até lá.
    Uma das vezes, foi por ocasião do Ano Santo Jacobeo de 1999 e até fiquei no Hotel dos Reis Católicos, pois não queria perder de forma alguma o botafumeiro !
    Confesso que não estava preparado para semelhante enchente !
    Mal nos podíamos mexer !

    A sua reportagem está muito boa e completa.
    Há uma rua onde sem dificuldade se encontram variados restaurantes-
    É a Rua Franco.
    Certamente também por lá satisfez o estômago...

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  20. Conheço Santiago e até já subi as escadinhas, assim como me recordo de passar pela traseira do santinho (acredito não tenha mudado). Tenho uma confissão, não lhe reparei na expressão de admirado/assustado. :-)
    Pobre Santo, que não tem sossego.
    Gostava de fazer o caminho a pé. Já os meus pés talvez não achassem graça à ideia peregrina da dona.
    Bem, gostei de recordar e visitar através das suas fotos. Muito bom.


    ResponderEliminar
  21. Uma deslumbrante e majestosa Catedral... que as tuas imagens, conseguiram mostrar, tão bem!...
    Sempre um prazer imenso, apreciar os teus trabalhos, que nos alargam os horizontes!...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar