Neste blog, mais imagens do que palavras...
A fotografia é uma paixão que não requer ser cultivada, tão somente alimentada, pelo que uma imagem vale mais do que mil palavras!

In this blog, more pictures than words ...
The photography is a passion that does not require to be cultivated, nourished solely by that one picture is worth a thousand words!

Seguir este blog

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Sábado ao "sabor" do ar fresco pelas entranhas nascente da Serra do Montemuro...

Bem no alto de S. Cristóvão, a capela ganha contornos maravilhosos e em sem redor, apesar de vento forte e muito frio, a paisagem a perder de vista com a lateral da serra das Meadas com o vale até ao rio Douro e em fundo de novo a neve na serra do Marão!

A cerca de 1.000 metros de altitude, a barragem de Pretarouca, mostra alguma da sua beleza com a aldeia de Dornas (foto em cima) e a aldeia de Pretarouca (foto em baixo).

 Feirão é outra aldeia bastante fria da serra onde nem a Santa Luzia escapa (foto em cima), assim como a capela de Santa Eufêmia (em baixo), qual lugar saído de um conto de fadas...
Os aerogeradores, já são uma parte do cenário de Feirão...
 Rossão, mais uma pacata aldeia do Montemuro onde se respira natureza...

 Na encruzilhada de São Cristóvão, falta mesmo é decidir o próximo destino...
 Sim, porque às coordenadas da vida, não devemos impor limites...

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Há olhares e olhares. Olhares que ficam e vão, olhares que vão e permanecem... Olhares que passam por nós, olhares que passamos por eles...


domingo, 14 de fevereiro de 2016

Histórias de tempos que já lá vão, mas podem sempre voltar...

"O mês de Fevereiro de 1956 foi particularmente frio. A neve caiu com frequência e intensidade chegando a afectar as árvores do Parque que já estavam em processo de floração. Muitos ramos se partiram e a estrada ficou mesmo intransitável em alguns pontos. A lenha resultante destas quedas de árvores foi arrematada por 12.000$00. A altura da neve atingiu entre 40 a 50 centímetros no Parque e no Escadório. Foi necessário vir uma brigada de empregados abrir passagem. Em alguns dias, só quatro pessoas estiveram nas celebrações. Os automóveis puderam circular apenas a partir de 3 de Março. Não havia memória de um nevão assim!"
*Texto via Face/Santuário
**A foto é de um nevão mais recente, 11 de janeiro de 2010, até porque em 1956, eu ainda não andava por cá...

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Caretos do Entrudo Chocalheiro de Podence 2016. A tradição está viva!











Porque um Careto também gosta de alheiras e do tinto, e bem o merecem pela força de manter viva a tradição de um genuíno entrudo português, o "Entrudo Chocalheiro" de Podence! Foi mais um interessante dia, com o grande impulso do António Carneiro, Presidente da Associação dos Caretos. Saíram à rua fazendo vibrar de satisfação aos sons dos chocalhos, todos quantos acorreram a "Terras de Cavaleiros" e nem a chuva os atormentou e impediu de chocalhar as mulheres solteiras. Cumpriu-se mais um Entrudo, terminando com a queima do mesmo! Para o ano, há mais!