Neste blog, mais imagens do que palavras...
A fotografia é uma paixão que não requer ser cultivada, tão somente alimentada, pelo que uma imagem vale mais do que mil palavras!

In this blog, more pictures than words ...
The photography is a passion that does not require to be cultivated, nourished solely by that one picture is worth a thousand words!

Seguir este blog

domingo, 29 de setembro de 2013

A HISTÓRIA DO CACHÃO DA VALEIRA

Até ao final do século XVIII, o estreito desfiladeiro estava obstruído por uma queda de água formada por afloramentos de rocha gigantescos que tornava impossível navegar rio acima para a zona inacessível mais a leste.

Em 1780, começou o árduo trabalho de demolição das lajes de pedra. Em 1789, as primeiras embarcações foram capazes de passar através do desfiladeiro e, em 1791, o trabalho de limpeza do canal foi finalmente concluído, embora a tarefa de navegar os rápidos do Cachão se manteve extremamente perigosa. Uma vez que o rio era o único meio viável de transporte de vinho, havia poucas vinhas na área a leste do Cachão.


Inscrição epigráfica insculturada num rochedo granítico:
IMPERANDO D. MARIA PRIMEIRA | JA SE DEMOLIU O FAMOZO ROCHEDO | QUE FAZENDO AQUI | HUM CACHAM INACCESSIVEL | IMPOSSIBILITAVA A NAVEGAÇAÕ DESDE OS PRINCIPIOS DOS SECULOS | DUROU A OBRA | DESDE 1780 ATE 1791 | PATRIAM AMAVIFILIOS QUE DILEXI

terça-feira, 10 de setembro de 2013

No tempo em que podíamos fazer a viagem pelo Douro e abrir a janela...


domingo, 8 de setembro de 2013

8 de setembro - Dia de Nossa Senhora dos Remédios - Lamego - Portugal

Ó Virgem bendita, nós Vos louvamos, sob o título, para nós tão querido, de Nossa Senhora dos Remédios. 
Cada um de nós confessa que é um doente da alma mas, ao mesmo tempo, cada um de nós reconhece também que Vós nos destes Cristo, Remédio Universal para todo o pecado do mundo. Por isso, prostrados aos Vossos pés, suplicamos ardentemente que, pela Vossa intercessão, nos sejam aplicados os méritos infinitos da Redenção.   
Confiamos na Vossa omnipotência suplicante, pois sabemos que o Senhor pôs em Vossas mãos a distribuição dos favores celestes. Dizei-lhe, como Maria de Betânia, que está doente aquele a quem tanto ama.
Fazei descer sobre nós a graça divina, suficiente a cada estado de vida, e movei-nos a torná-la eficaz pela nossa fiel correspondência.
Tirai, Senhora, tirai deste tesouro inesgotável, que é o Coração do Vosso Filho, esta graça que com particular fervor Vos pedimos. Dai-nos que perseveremos docilmente, e até à morte, no Vosso amor e no do Vosso Filho Jesus, que com o Pai e o Espírito Santo vive e reina por todos os séculos. Assim seja.