Neste blog, mais imagens do que palavras...
A fotografia é uma paixão que não requer ser cultivada, tão somente alimentada, pelo que uma imagem vale mais do que mil palavras!

In this blog, more pictures than words ...
The photography is a passion that does not require to be cultivated, nourished solely by that one picture is worth a thousand words!

Seguir este blog

quinta-feira, 31 de março de 2011

EM "DIREÇÃO" À CRUZ...

Cruz exterior do antigo Colégio de S. Nicolau e posterior Seminário. Actualmente é Messe de Oficiais - Lamego.

quarta-feira, 30 de março de 2011

AS MIMOSAS...

domingo, 27 de março de 2011

HORA DE MUDAR A HORA

A hora legal em Portugal é adiantada 60 minutos à 1h00 deste domingo, 27 de Março. A mudança ocorre em simultâneo, respeitando as diferenças horárias, nos outros países da União Europeia.

Foto do relógio da torre da igreja de Covelinhas, concelho da Régua - Portugal

sexta-feira, 25 de março de 2011

OLHAR D' OURO SOBRE O DOURO...

Aqui também é Douro… O Douro é muito mais que um rio de 928 kms de extensão, uma das maiores bacias hidrográficas da Europa Ocidental…
É de uma beleza tremenda que proporciona à retina dos mortais, a gravação de imagens sem paralelo…
Douro Internacional, Douro Vinhateiro ou qualquer outra parte do Douro, o seu fascínio é sempre incomensurável!

Este Douro tão diferente
Mas sempre tão especial
No seu leito corre imponente
E como ele não há igual
Rui Pires

quarta-feira, 23 de março de 2011

DOURO INTERNACIONAL - ARRIBES DEL DUERO

Ao longo de mais de 130 km o rio Douro e o seu afluente Águeda constituem a fronteira natural entre Portugal e Espanha. Nesta zona, conhecida como “Douro Internacional” no nosso país e “Arribes del Duero” em Espanha a natureza foi pródiga na beleza paisagística e na biodiversidade.
Há algo de mágico por estas paragens! Quem cá vem apercebe-se logo disso. Não é por isto nem por aquilo... é por tudo! O visitante irá encontrar aqui um mundo aparte, um mundo que se manteve esquecido e, por esse motivo, intacto do exterior, protegido dos excessos e das confusões. Um mundo que se quer manter assim...

“Seja Deus louvado que nem tudo se perdeu com as incursões bárbaras do progresso”
Manuel Mendes

"En uno de los repliegues de ese terreno se ocultan los hondos tajos, las encrespadas gargantas, los imponentes cuchillos, los erguidos esfayaderos, bajo los cuales, allá, en lo hondo, vive y corre el Duero"
D. Miguel de Unamuno, "Las Arribes del Duero"
Mais info. in Arribas do Douro

PESO DA RÉGUA DEBAIXO DO BRILHO DA SUPER LUA

domingo, 20 de março de 2011

PRIMAVERA...

A "Primavera boreal"(do hemisfério norte) tem início hoje, 20 de Março, quando forem 23h 21m.
Foto de uma das quatro esculturas que representam as 4 Estações do Ano na Avenida Dr. Alfredo de Sousa em Lamego - Portugal.

quarta-feira, 16 de março de 2011

terça-feira, 15 de março de 2011

O FUTURO ESTÁ NELAS - MULHERES DA LUTA

Eu diria que o futuro está em todos nós...
Numa altura que tanto se fala em revlota, manifestações, protestos... as mulheres sem dúvida que também têm de ter igualdade de oportunidades!
Uma saudação a todas as mulheres do mundo, nomeadamente aquelas que estão privadas dos seus direitos!

domingo, 13 de março de 2011

ENTRUDO DE LAZARIM - A TRADIÇÃO... OS POTES, A FEIJOADA, O CALDO DE FARINHA...


A tradição em Lazarim, manda que seja preparada pelas mãos experientes das suas gentes, uma sumptuosa feijoada e o famoso caldo de farinha (de couve ou grelos) acompanhado pelos enchidos, isto em dois locais distintos da vila e em grandes potes, para que no final da festa, todos os visitantes possam degustar de forma totalmente gratuita, acompanhado por um copo de vinho tinto...
Desta forma termina mais um Entrudo em Lazarim. Sempre com a tradição bem viva! Para o ano há mais...

sábado, 12 de março de 2011

sexta-feira, 11 de março de 2011

ENTRUDO DE LAZARIM - LEITURA DO TESTAMENTO...

Um dos pontos altos do Entrudo de Lazarim é a leitura na praça da vila, dos testamentos da Comadre e do Compadre feita sucessivamente por uma rapariga e um rapaz da terra. Sob a forma de verso mas de forma crítica e humorada, são feitas as apreciações mais impensáveis relativamente aos jovens solteiros da terra, sendo algum palavreado picante do mais poderoso e inimaginável. Os testamentos dividem simbolicamente um burro, atribuindo as suas diversas partes a cada uma das vítimas.

quarta-feira, 9 de março de 2011

ENTRUDO DE LAZARIM - LAMEGO - PORTUGAL

Neste ano de 2011, a tradição voltou mais uma vez a ser cumprida na pequena Vila de Lazarim, concelho de Lamego. Os caretos voltaram a sair à rua permitindo a realização de um dos mais típicos Entrudos de Portugal “abençoado” por alguns “pingos” de chuva, mas que não foram impedimento para que mais uma vez trouxesse uma multidão de visitantes, não só do país, mas também do estrangeiro.









Esta tradição continua bem viva, graças à força das gentes desta Vila, que mantêm viva esta forma de festejar o Entrudo.
As máscaras são esculpidas religiosa e minuciosamente na madeira, nomeadamente amieiro e resulta nos denominados Caretos que vão desfilando pelas ruas da Vila culminando na praça central no concurso de melhor Careto e respetiva retirada da máscara.

segunda-feira, 7 de março de 2011

ESCADAS DA VIDA...

Por vezes, para alcançarmos algo que desejamos, temos um longo caminho a percorrer... as "escadas" fazem parte desse caminho até ao destino...

sexta-feira, 4 de março de 2011

RELÓGIO DE SOL - LAMEGO - PORTUGAL (SERRA DO MARÃO AO FUNDO)

"Erigido na antiga estrada pombalina, noutros tempos teve serventia importante para os passantes, indicando as horas através da sombra que projectava no solo.
Nos nossos dias, estes instrumentos são, na sua maioria, obras artísticas com um significativo peso histórico."

quinta-feira, 3 de março de 2011

FOTO/CARTAZ - "ENTRUDO DE LAZARIM"

Hoje apresento uma foto que tirei ao cartaz do Entrudo de Lazarim, que é uma pequena vila pertencente ao concelho de Lamego. O seu Carnaval é um dos mais típicos de Portugal e a tradição continua bem viva, graças à força das suas gentes, que mantêm viva esta forma de festejar o Entrudo.
As máscaras são esculpidas religiosa e minuciosamente na madeira, nomeadamente amieiro e resulta nos denominados Caretos que vão desfilando pelas ruas da Vila... Mais informação, cliquem na foto na lateral respeitante ao entrudo do ano passado.

quarta-feira, 2 de março de 2011

VINHEDOS DO DOURO À ESPERA DA PRIMAVERA...

Nestas vinhas, nestes montes e nestes vales, "nasce" um dos mais preciosos néctares - VINHO DO PORTO - apreciado e degustado em todo mundo.