Neste blog, mais imagens do que palavras...
A fotografia é uma paixão que não requer ser cultivada, tão somente alimentada, pelo que uma imagem vale mais do que mil palavras!

In this blog, more pictures than words ...
The photography is a passion that does not require to be cultivated, nourished solely by that one picture is worth a thousand words!

Seguir este blog

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

NO MEIO DO RIACHO, NO MEIO DA NEVE...

NEVE NO POMAR...

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

IGREJA DO DESTERRO - LAMEGO - PORTUGAL

Esta Igreja situada em Lamego no inicio da Rua Cardoso Avelino, foi fundada em 1640, pelo Bailio de Leça, D. Frei Luís de Távora.
Na sua fachada, destacam-se duas colunas graníticas de capitéis coríntios tendo por cima o brasão do fundador.
No seu interior saltam à vista as pinturas do séc. XVIII (obra dos mestres entalhadores lamecenses Manuel Martins, Manuel de Gouveia e Manuel Machado) que retratam episódios do Novo Testamento. Estas pinturas estão maravilhosamente emolduradas por uma trabalhada talha dourada.
No arco de acesso ao altar-mor, em cima, existe um outro altar; descendo o arco, encontramos mais dois laterais com vários santos expostos. Esta igreja possui ainda três grandes telas numa parede lateral, apresentadas no slide abaixo.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

OBELISCO DOS GIGANTES

Alguns pormenores que tenho apresentado nas fotografias anteriores, dizem respeito a este magnífico monumento situado no Pátio dos Reis (edificado pelo escultor António de Sousa – 1813) em pleno escadório de Nossa Senhora dos Remédios – Lamego.
Possui em seu redor cinco degraus. É denominado de Obelisco dos Gigantes sendo que quatro destes lançam água das suas bocas e sustentam nos seus ombros o peso de uma coluna maravilhosamente lavrada em granito com cerca de quinze metros de altura e uma estrela no topo. Foi edificado em Honra da Santíssima Virgem.

PARTE DO "CORPO TALHADO" EM CIMA DE OMBROS...

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

FONTE DAS AMOREIRAS - LAMEGO

Situada nas Amoreiras em Lamego, esta fonte brota uma maravilhosa água, cerca de três metros abaixo do nível do solo e no fundo de uma das encostas da Serra das Meadas. É uma das melhores águas de Lamego e certamente a mais fresca mesmo em pleno Verão! Possui uma pedra para esfregar e lavar roupa que ainda é utilizada nos dias que correm.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

CRUZEIRO DO BOM JESUS DOS TERRAMOTOS E PERSEGUIDOS

"Este cruzeiro é um obelisco em granito mandado executar por João Pinheiro Salgado em 1757. No ano em que foi erguido passavam apenas dois anos sobre o grande terramoto que atingiu Lisboa. A tragédia ainda estava fresca na memória de todos, por isso também era chamado “ Cruzeiro do Senhor dos Terramotos”. Este elaborado trabalho, com duas faces, mostra-nos de um lado Cristo Crucificado e no oposto Nª Senhora da Lapa. A Cruz é apoiada num capitel no qual estão esculpidas as figuras de S. José de um lado e no oposto Santo António. Junto do cruzeiro, ergue-se um pilar de cantaria, a partir do qual se desenvolve um braço de ferro com uma candeia suspensa, que seria utilizada para iluminação."

sábado, 1 de janeiro de 2011

ANO NOVO DE 2011 - BLOG COMEMORA 1 ANO!

Esta é uma fotografia tirada durante as festas de Lamego/2010 que ainda não havia apresentado publicamente e achei interessante colocar agora que entramos em 2011 e também quando este blog comemora (somente) um ano de existência! A todos visitantes e amigos, um obrigado pelas vossas visitas!