Neste blog, mais imagens do que palavras...
A fotografia é uma paixão que não requer ser cultivada, tão somente alimentada, pelo que uma imagem vale mais do que mil palavras!

In this blog, more pictures than words ...
The photography is a passion that does not require to be cultivated, nourished solely by that one picture is worth a thousand words!

Seguir este blog

sábado, 30 de outubro de 2010

HORA DE INVERNO CHEGA NO DOMINGO

Na madrugada do próximo domingo, os relógios vão recuar uma hora, dando início ao horário de Inverno, que se prolongará até Março de 2010, altura em que regressa a hora de Verão.
O próximo domingo será o dia mais longo do ano, com 25 horas, uma vez que a hora legal é atrasada em 60 minutos quando forem 02:00 em Portugal Continental, passando para a 01:00.

(Foto de um dos relógios da Torre da Sé Catedral de Lamego)

A mudança de hora resulta de uma directiva comunitária e acontece em toda a União Europeia, continuando a verificar-se as diferenças horárias entre os países dos três fusos horários que atravessam o continente europeu.
Os três fusos horários colocam Portugal, Grã-Bretanha e Irlanda na mesma hora do meridiano de Greenwich, enquanto a maioria dos países se regulam pelo meridiano de Berlim, com um avanço de 60 minutos.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A24 - POR MONTES E VALES VINHATEIROS - POR CURVAS E VIADUTOS



A24 - Próximo do nó da Régua, direcção Vila Real.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

SÃO LEONARDO DE GALAFURA

O miradouro de São Leonardo da Galafura, local de inspiração e amado pelo Poeta Miguel Torga, é uma das melhores e mais bonitas “varandas” existentes na região do Douro.
Este miradouro fica situado próximo de Vila Seca de Poiares (Estrada EM 313-2 Régua-Vila Real). Fica situado a 640 metros de altitude e no local existe uma capela onde no penúltimo fim-de-semana do mês de Agosto decorre a festividade local. Existem dois painéis de azulejos que parafraseiam Miguel Torga: “O Doiro sublimado. O prodígio de uma paisagem que deixa de o ser à forma de se desmedir. Não é um panorama que os olhos contemplam: é um excesso de natureza”…


sexta-feira, 8 de outubro de 2010

EXPOSIÇÃO DEDICADA À VIDA E OBRA DE AQILINO RIBEIRO

Exposição patente no Teatro Ribeiro Conceição em Lamego até ao dia 15 de Outubro de 2010.



Aquilino Ribeiro nasceu em Carregal de Tabosa (Concelho de Sernancelhe) a 13-9-1885.
Aquilino foi um dos maiores escritores da Língua Portuguesa.

Estudou no Colégio de Lamego. Foi professor e Conservador da Biblioteca Nacional. Fez traduções e adaptações de obras clássicas como o D. Quixote de la Mancha de Cervantes.
Autor de romances, novelas, estudos de crítica histórico-literária, biografias, ensaios, crónicas e memórias. Para crianças escreveu três livros: O Romance da Raposa (1924), Arca de Noé - III Classe (1936) e O Livro da Marianinha. O Romance da Raposa teve grande sucesso. Narra "as aventuras da Salta-Pocinhas, raposeta pintalegreta, senhora de muita treta".
Faleceu em Lisboa a 27-5-1963
Em 2007, a Assembleia da República decide homenagear a sua memória e conceder aos seus restos mortais as honras de Panteão Nacional.